terça-feira, 10 de novembro de 2015

Máfia do Detran – Justiça deverá expedir mandados de prisão

Auditoria investiga a venda de CNHs em Belém, Santarém e em várias cidades do Pará 
Com a conclusão da auditoria interna realizada no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os relatórios foram encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE), que deverá prosseguir as investigações sobre fraude na emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em diversos Ciretrans do Estado do Pará, inclusive em Santarém.
Já está sendo planejada a próxima etapa, possivelmente, uma Operação Especial envolvendo o MPE, através do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Civil. De acordo com informações obtidas por nossa equipe de reportagem, a operação deverá ser a realizada até dezembro.
A operação terá como principal objetivo cumprir diversos mandados de prisão contra pessoas acusadas de peculato e fraude em processos públicos, entre elas, servidores do Órgão de Trânsito e funcionários de Centros de Formação de Condutores.
GRUPO ORGANIZADO: De acordo com as denúncias que estão sendo investigadas pelo MPE, grupos organizados espalhados por todo o Estado são suspeitos de participação em esquema fraudulento para obtenção de carteiras de habilitação.
No esquema que facilitava a emissão de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH), os papeis estavam bem definidos. Os funcionários das auto-escolas cooptavam clientes que iriam receber as habilitações em troca de dinheiro, ofertando a venda do documento. Já os servidores do Detran realizavam todos os processos internos para emitir o documento.
EM SANTARÉM: A atual Diretoria do Órgão de Trânsito em Santarém, que não compactuou com essa ação criminosa, apoia as investigações, e garante que qualquer servidor que seja acusado de envolvimento na fraude, deverá responder processo administrativo, bem como outras medidas cabíveis e solicitadas pela Justiça. RG 15/ O Impacto