quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Belo Monte inicia testes para operação de turbina

Enchimento dos dois reservatórios do empreendimento foi concluído e água do Rio Xingu moveu pela primeira vez a máquina com potência de 611,11 MW
A Usina Hidrelétrica Belo Monte realizou nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, o primeiro giro mecânico da Unidade Geradora n° 01 da Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte. A turbina, tipo Francis, tem capacidade individual de 611,11 MW.
“É um momento marcante que envolve todas as áreas técnicas da usina. Em pouco menos de um mês, estaremos gerando energia comercialmente nas duas casas de força do empreendimento”, declarou o presidente da Norte Energia, Duilio Diniz de Figueiredo.
É o primeiro teste dinâmico para observar e ajustar o funcionamento da primeira das 18 turbinas de Belo Monte, com capacidade de 11.000 MW. O complexo hidrelétrico, em construção no Rio Xingu, no Pará, inclui ainda a barragem de Sítio Pimental, casa de força complementar, com de 233,1 MW, totalizando 11.233,1 MW.
O enchimento dos reservatórios Xingu (principal) e o intermediário, por meio do desvio das águas pelo Canal de Derivação de Belo Monte, foi concluído no dia 13 de fevereiro, quando atingiu a cota necessária para o início da operação.
No dia seguinte (14/02), a Norte Energia abriu as comportas do conduto que leva a água para movimentar e distribuir a unidade, operação preliminar e fundamental para realizar o giro mecânico.
O trabalho foi finalizado 82 dias após a emissão da Licença de Operação pelo Ibama, em 24 de novembro de 2015.O maior empreendimento hidrelétrico 100% nacional agora entra nos últimos preparativos para iniciar a geração comercial em março próximo, como está previsto no contrato de concessão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
As 24 turbinas de Belo Monte entrarão gradualmente em operação, em atingindo a capacidade plena em 2019. Com todas as máquinas em atividade, Belo Monte beneficiará 60 milhões de pessoas em 17 estados do Brasil.