quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Bloqueio em um dos trechos da BR-163 chega ao fim no Pará

MEIOS DE COMUNICAÇÕES DE URUARÁ, NOTICIARAM QUE O MANISFESTO NO DISTRITO DE MORAIS DE ALMEIDA TERMINOU, POR INTERVENÇÃO DO DEPUTADO ERALDO PIMENTA, TUDO MENTIRAS POIS O DEPUTADO É UM USURPADOR E SEMPRE TENTA SE PROMOVER COM SUAS MENTIRAS.
Depois de nove dias chegou ao fim na quarta-feira (24) o bloqueio da BR-163 no distrito de Moraes Almeida, no sudoeste do Pará. Um grupo de manifestantes foi até Brasília negociar acordos para a instalação do programa Luz para Todos na região da Transgarimpeira.
No trecho bloqueado por indígenas, o tráfego foi liberado temporariamente na quarta-feira depois de uma ligação da Funai marcando uma reunião com os manifestantes para o dia 21 de março, em Brasília. Mas, os indígenas preferem reunir em seu território, para que todos possam participar e ameaçam interditar novamente a rodovia caso não haja acordo.De Itaituba até Moraes Almeida havia muitos veículos pequenos e carretas parados em outras duas barreiras na cidade de Novo Progresso: uma dos índios Kaiapós e outra de trabalhadores rurais. Os trabalhadores reivindicam questão de regularização fundiária e os indígenas querem a reestruturação da Funai e passar a fazer parte do polo de Itaituba, que é o mais próximo de Novo Progresso.
O protesto durou mais de uma semana. O clima entre indígenas e caminhoneiros ficou bastante tenso quando os Kaiapós cancelaram a liberação periódica da estrada por dois dias. Revoltados, os caminhoneiros também protestaram, fecharam a entrada da cidade e chegaram a atear fogo em uma ponte.