quinta-feira, 10 de março de 2016

Campanha, #SOMOSTODOSARTUR repercute nacionalmente

A comovente história de um garoto de apenas 4 anos de idade, nascido no município de Uruará, sudoeste do Pará, está repercutindo nacionalmente. O pequeno Artur Von Groll Leverguini precisa fazer uma cirurgia e implante de um marca passo diafragmático para continuar vivendo.
Nascido em 11 de novembro de 2011, em 26 de agosto do ano passado o garoto caiu da rede em que estava, em sua casa, e bateu a cabeça. O que parecia apenas a travessura de uma criança e um choque normal teve logo como resultado a perda da força e controle das mãos.
O quadro de Artur se agravou e exames de raio X mostraram uma alteração entre as vértebras C1 e C2 da coluna cervical, que prejudica o desenvolvimento e mesmo põe em risco a vida da criança.
Após ser internado por alguns dias no Hospital Municipal de Uruará, ele foi encaminhado ao Hospital Regional Público da Transamazônica em Altamira (HRPT), onde segue internado. Artur já teve uma parada cardíaca e o coração perdeu a capacidade de bater sozinho. Para sobreviver, ele precisa de um medicamento especifico para estimular as contrações cardíacas.
O drama do garoto aumentou mais ainda com a constatação da necessidade de implante de um marca passo diafragmático, que não é fabricado no Brasil e que custaria cerca de R$800 mil, enquanto a cirurgia atingira o montante de R$150 mil. Ou seja, o valor total do procedimento que pode ajudar Artur a se recuperar atinge quase um milhão de reais, valor impensável para a família.
A saída então foi tentar uma campanha pública para poder arrecadar o valor necessário para poder cuidar de Artur. A ação teve início nas redes sociais com as hashtags #SomosTodosArtur e #Somos_Todos_Artur e busca arrecadar o valor necessário para poder ajudar o garoto. Nisso, segundo a família, o governo do Estado também é citado negativamente, já que a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) não estaria colaborando para a melhoria do garoto. O desabafo foi feito em uma postagem na fanpage de Artur:
Apesar da omissão do governo do Estado, a campanha segue tendo repercussão nacional e alcançou não somente familiares, amigos e moradores da região, como também pessoas reconhecidas nacionalmente, como o padre Fábio de Melo que divulgou a campanha através de seu instagram.
Quem também mostrou seu apoio à luta ela vida de Artur foi o cantor sertanejo Gabriel Gava, que publicou um vídeo sobre a campanha.
A atriz Mariana Rios também incentivou a solidariedade de seus fãs e seguidores para poderem colaborar com a vida de Artur.
Em conversa por telefone com a reportagem do DOL, Ademilson Leverguini, pai de Artur, informou que o quadro de saúde da criança é estável. "Ele está na UTI, respira por aparelhos, mas com a campanha e a repercussão dos últimos dias ele teve uma melhora. Ele estava com um quadro depressivo, mas agora está mais animado", destacou.
Apesar da melhora no ânimo do filho, Ademilson informou que a ajuda financeira de fato ainda é mínima perto da repercussão nas redes sociais. Um dos motivos pode ser o pouco tempo de campanha, já que teve início há cerca de quatro dias.
O pai de Artur informou ainda que a cirurgia do garoto, que somente será possível com as doações, deverá ser feita por médicos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Devido aos riscos de locomoção e dos altos valores, os profissionais devem ser encaminhados até Altamira para a realização da cirurgia. Um vídeo mostra a implementação e funcionamento do marca passo:
Após a cirurgia, Artur ainda deve passar por outras etapas do tratamento, como fisioterapia, acompanhamento médico e readequação ao cotidiano. 
COLABORE
Para ajudar a campanha pela vida do pequeno Artur, os interessados podem fazer doações através de depósito no Banco do Brasil, Agência 0567-3, Conta Poupança 70.000-2, Variação 51 ou através de outro banco acrescentando o CPF 052.649.692-48 em nome de Artur Von Groll Leverguini.
(Enderson Oliveira/DOL)