terça-feira, 24 de maio de 2016

Prefeitura de Vitória do Xingu é alvo de operação da Policia Federal no Pará

Vitória do Xingu e mais cinco municípios do Pará são investigados em desvios do FUNDEB
Uma operação conjunta da Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Receita Federal e Ministério Público Federal, realizada na manhã desta terça-feira (24), desarticulou um esquema de desvio de recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) por empresa fornecedora de materiais didáticos para várias prefeituras municipais do Pará.
Buscas estão sendo efetuadas nas empresas envolvidas na fraude, nas residências dos sócios responsáveis pelo esquema e nos órgãos públicos investigados. Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e oito conduções coercitivas em Belém, Marituba, Tomé-Açu, Acará, Inhangapi e Vitória do Xingu. A Justiça Federal decretou também o sequestro de bens móveis e imóveis dos responsáveis pelo esquema.
Segundo informações da Polícia Federal, as investigações começaram no início do ano e revelaram que uma empresa foi criada com objetivo de para ensinar inglês e fornecer livros didáticos. O material seria criado pelo próprio sócio administrador da empresa e vendido a preços exorbitantes.
Composto por três livros em inglês e 3 dvd’s, o kit era vendido ao preço unitário de R$ 1,8 mil para as prefeituras.
Apurou-se que de dezembro de 2014 a dezembro de 2015, as prefeituras pagaram à empresa contratada cerca de R$ 10 milhões.
Os presos serão indiciados pelos crimes de associação criminosa, peculato, corrupção passiva, e tráfico de influência. Participam da operação 70 policiais federais, 17 auditores da Controladoria Geral da União e oito auditores da receita federal. Fonte: ORMNEWS