segunda-feira, 13 de junho de 2016

Hospital Regional Público da Transamazônica recebe o certificado como ONA 3

A entrega da certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como ONA 3 - Acreditado com Excelência, ao Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, foi realizada nesta terça-feira, ,07 de junho, em uma cerimônia na unidade de saúde, prestigiada por autoridades estaduais e nacionais. A ONA 3 reconhece a melhoria frequente da gestão, destacando a segurança do paciente e a alta resolutividade. O título, considerado o maior da área da saúde do Brasil, consolida e reconhece oficialmente a qualidade dos serviços prestados para a população do interior do Pará. No evento, colaboradores que se destacaram pelo trabalho realizado na unidade também foram reconhecidos pela diretoria da instituição. 
O analista de qualidade da ONA, e um dos seus fundadores, o médico Péricles da Cruz, foi quem entregou o certificado à instituição. “A história da ONA começou em 1999. A ideia era fazer com que houvesse um padrão comum a todo serviço brasileiro de saúde. Com os padrões definidos por um manual, todas as unidades podem ser avaliadas da mesma forma, sempre com foco na segurança do paciente e na qualidade do atendimento. Isso permite que os hospitais possam alcançar evolução. Foi o que aconteceu com o Hospital da Transamazônica, que em 2010 alcançou o nível 1. Em 2012, nível 2 e, recentemente, o nível 3”, explicou.
O secretário estadual de Saúde, Vitor Mateus, avaliou o momento como histórico. “Temos um hospital ONA 3, que não está na capital. Está na Transamazônica. Poucas pessoas apostavam no modelo da terceirização para um hospital 100% público. Hoje, está comprovado que o modelo deu certo. Há o reconhecimento de uma instituição séria como a ONA e, principalmente, da população”, discursou.
O diretor de Operações da Pró-Saúde, Jocelmo Pablo Mews, ressaltou que o hospital é feito por uma equipe que trabalha em prol da qualidade, da segurança e humanização. “São pouquíssimos hospitais no Brasil com esta certificação, somente 10 unidades de saúde públicas, uma deles, o Hospital da Transamazônica. Prezamos por um trabalho de qualidade e isso tem se transformado em resultados”, considerou.
O diretor Geral do Hospital Regional Público da Transamazônica, Edson Primo, falou sobre a importância da certificação para um hospital referência e com serviços únicos na região. “O ano de 2016 foi o coroamento de um processo prazeroso, o de atender o paciente com o máximo de segurança possível. Este processo faz com que o hospital seja seguro em todos os aspectos. Preparamos o hospital com todos os níveis de segurança em uma gestão única, sólida e consolidada”, disse.
A unidade de saúde atende alta e média complexidades, tendo serviços especializados, como Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, UTI Infantil, possuindo serviço único de hemodiálise na região e realizando cirurgias de complexidade. Em 2015, mais de 300 mil atendimentos foram realizados, um acréscimo de 9% em relação ao ano de 2014. “Somando os atendimentos nestes 10 anos de Hospital, nós já atendemos a população de toda a região de quatro a cinco vezes. A nossa taxa de resolutividade é alta, assim como a pesquisa diária com todos os pacientes que nos trazem um índice de 99% de satisfação por parte do usuário”, ressaltou Edson Primo.
Uma das pacientes atendidas na unidade é Geizilane Machado, vítima de acidente de moto. “O atendimento é excelente, todos os profissionais são atenciosos, o que percebo na dedicação em dá o medicamento na hora certa. Este título nacional é merecido”, garantiu a usuária do Sistema Único de Saúde. 
A colaboradora Vera Lúcia estava emocionada. “É gratificante. Estou no HRPT desde o início, há quase 10 anos, e sempre visualizei que buscamos melhorias. Estou muito feliz e aqui aprendo diariamente, inclusive, com os usuários”. A técnica de enfermagem Alice do Socorro também falou sobre a gestão do hospital. “Particularmente, vejo esse certificado reverenciando o hospital como uma escola para os colaboradores. Aqui, você tralha de forma correta”.
O Hospital Regional Público da Transamazônica é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Público e gratuito, a unidade é referência para aproximadamente 500 mil habitantes que fazem parte dos nove municípios da Região Integração do Xingu (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Sen J Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu). Por Renata Pantoja Assessoria de Comunicação.