segunda-feira, 11 de julho de 2016

BARCARENA: MPPA oferece denúncia contra pastor por crime de abuso sexual

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através do promotor de Justiça Laércio Guilhermino de Abreu, apresentou denúncia, na última quarta-feira (4), contra o pastor Anderson Cleiton de Sousa Gomes, pelo crime de estupro de vulnerável, contra 5 crianças, com idades entre 5 e 9 anos, nos meses de maio e junho do ano corrente, na cidade de Barcarena.
A porta de entrada para a denúncia foi o Conselho Tutelar de Barcarena, através da mãe de uma das crianças, que na ocasião, informou que seu filho teria sido possivelmente abusado sexualmente por Anderson Gomes. A criança, inclusive, estaria sob custodia policial, ao tempo em que foi realizado o atendimento inicial da demanda ao Conselho, que por sua vez, tomou as providências necessárias, dirigidas à Delegacia de Atendimento ao Adolescente (Deaca), para realização de boletim de ocorrência , exames periciais e outros.
Ainda no mesmo dia em que a denuncia foi feita, o Conselho Tutelar foi acionado novamente, só que desse vez, por moradores, que informaram estar a genitora de uma das crianças, supostamente armando um plano de fuga para o indiciado em questão. Diante da informação, o Conselho foi até ao local dos fatos, comprovando a situação de risco em que se encontrava a criança, que hoje, está sob os cuidados da avó materna. Por fim, notou-se que a mãe do abusado, e companheira do acusado , demonstrava negligência em relação aos cuidados com o filho, intimidando tal, e defendendo o agressor.
A partir do ocorrido, novos casos de abuso sexual envolvendo Anderson, foram relatados.
Uma das crianças disse "(...) que conhece Anderson da Igreja. Que Anderson sempre pedia para sua mãe para ele ir dormir na sua casa e que sua mãe sempre autorizava. Que dormia praticamente todas as noites na casa de Anderson". Relata-se ainda, que o agressor, dava uma quantia de r$ 0, 50 centavos para cada vez em que cometia um abuso, e que pedia para que nada fosse dito a ninguém alegando ser um "segredo entre eles".
O mesmo aconteceu, com as outras crianças abusadas pelo pastor, que muitas das vezes, coagia os referidos, a irem novamente para sua casa, local onde ele praticava seus atos, entretanto,sem êxito.
Umas das mães relatou desconhecer os abusos sofridos por seu filho, já que ele nunca teria comentado nada com ela, que vários pais deixavam Anderson levar seus filhos para a igreja, e que não acreditava em tais abusos, pois o Pastor sempre foi "servo de Deus".
Anderson Gomes, negou a autoria dos delitos , mesmo após os relatos prestados pelas vítimas.
"O certo é, pelo que emerge dos autos, repise-se, que autoria e materialidade, como já salientado, estão provadas, pelas seguras e coerentes palavras das vítimas, depoimentos das testemunhas, relatório social, entre outros indícios e elementos de prova, no conjunto" explanou a respeito do caso o promotor de Justiça Laércio de Abreu.
A pena prevista para o crime de estupro de vulnerável, que consiste em ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14anos é de 8 a 15 anos de reclusão.
Texto: Ana Paula Lins (com informações da PJ de Barcarena)
Revisão: Edyr Falcão